Researchgate   ORCID   Institutional

Ana Isabel Ribeiro (Investigadora Responsável) é Geógrafa e doutorada em Saúde Pública na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Atualmente é Investigadora Auxiliar no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e Investigadora Principal no projeto ‘A influência da exposição a poluentes urbanos, espaços verdes e espaços aquáticos e biodiversidade no desenvolvimento de doenças alérgicas e asma em crianças’. É autora e co-autora de dezenas de artigos científicos, comunicações e relatórios e tem como principais interesses de investigação perceber de que forma o local onde os indivíduos vivem influencia a sua saúde e estudar as desigualdades ambientais e socioeconómicas em saúde e nos comportamentos de saúde.

+ RESEARCHGATE ORCID INSTITUCIONAL

 
 
André Moreira

André Moreira (Co-investigador Responsável) é consultor de Imunoalergologia no Centro Hospitalar Universitário de São João, Professor Associado com Agregação na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Investigador no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto.

+ CV ORCID

 

João Cavaleiro Rufo é doutorado em Saúde Ocupacional na Universidade do Porto, tendo como principal foco de investigação o diagnóstico e prevenção da asma em idade pediátrica. Entre 2013 e 2015, esteve envolvido na equipa de investigação do Laboratório da Qualidade do Ar Interior no INEGI. Tem como áreas de interesse a breathomics e a exposição ocupacional a parâmetros da qualidade do ar interior, sempre associadas a um ponto clínico ligado à alergologia e imunologia. Atualmente, encontra-se inserido no projeto Exalar 21, no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, onde avalia a influência da exposição de diversos fatores do ambiente urbano no desenvolvimento de doenças alérgicas e asma em crianças.

+ RESEARCHGATE ORCID INSTITUCIONAL

 
ACS_passs.jpg

Ana Cristina Santos nasceu em 1974 na Póvoa de Varzim. Licenciou-se em Ciências da Nutrição e Alimentação em 1998 e é docente da Faculdade de Medicina desde 2004. Em 2003, concluiu o Mestrado em Saúde Pública da Universidade do Porto e em 2008, o Doutoramento em Saúde Pública na mesma Universidade com uma investigação epidemiológica sobre a síndrome metabólica. É docente dos mestrados de Saúde Pública, Educação para a Saúde e do programa doutoral em Saúde Pública. É Investigadora Auxiliar FCT desde 2017. Tem desenvolvido trabalho de investigação em projetos nacionais e internacionais, em áreas como a epidemiologia da obesidade e perinatal, que resultou em mais de 80 publicações científicas. É coordenadora do Grupo de Epidemiologia Perinatal e Pediátrica na EPIUnit. É membro do conselho científico da Acta Portuguesa de Nutrição e integra do Corpo Editorial da Revista da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo.

+ ORCID INSTITUCIONAL

 
IPs.jpg

Inês Paciência é licenciada em Análises Clínicas e Saúde Pública pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, e obteve o grau de mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto com a tese "Association between sleep duration and blood pressure in adolescence". Iniciou a sua atividade profissional em 2011 como bolseira de investigação, no Laboratório da Qualidade do Ar Interior no INEGI. Atualmente, é estudante de doutoramento em Ciências Biomédicas no ICBAS como o projeto "Environment and endocrine disruptor´s impact on childhood asthma”. Tem como áreas de interesse a exposição ao ambiente interior e exterior e os seus efeitos na saúde, nomeadamente na saúde respiratória.

+ RESEARCHGATE ORCID INSTITUCIONAL


 
Foto_IM.jpg

Isabel Cristina Guimarães Martins é Diretora do Departamento de Planeamento Urbano da Direção Municipal de Urbanismo da Câmara Municipal do Porto. É doutorada em Geografia Humana pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora no CEGOT - Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território da Universidade do Porto, Minho e Coimbra. É autora e co-autora de diversos artigos em livros e revistas nacionais e internacionais, em particular sobre o tema da avaliação da qualidade de vida urbana e sistemas de indicadores urbanos.

 
 

Marta Cirach Investigadora do ISGlobal (Barcelona)

 

Luís Delgado  Professor e Investigador na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.